No dia 11 de Fevereiro, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.
A par do Cortejo Académico e do discurso introdutório realizado pelo Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa, coube às Professoras Doutoras Isabel Sabino e Luísa Arruda, docentes da Faculdade de Belas Artes e madrinhas da doutorada, proferir o discurso de elogio à pintora Paula Rego.
A cerimónia de Outorga das Insígnias de Doutor “Honoris Causa” seguiu preceitos e rituais que são particulares à Universidade de Lisboa, que comemora este ano o centenário da sua refundação. A cerimónia destacou-se não só pela homenagem a Paula Rego, como pela rara frequência com que personalidades no campo das Artes são distinguidas com as insígnias de Doutor “Honoris Causa”.
Paula Rego é a pintora portuguesa contemporânea que tem recebido maior reconhecimento internacional, tendo sido laureada com diversos prémios.
A sua expressão pictórica, crua e violenta, é especialmente valorizada no Reino Unido, na qual a pintora reside. A pintora Paula Rego recebeu o Prémio Personalidade Portuguesa do Ano 2009, atribuído pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.