Com tecnologia do Blogger.
RSS

14.Fevereiro.2011 - Homenagem à artista Paula Rego

No dia 11 de Fevereiro, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

A par do Cortejo Académico e do discurso introdutório realizado pelo Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa, coube às Professoras Doutoras Isabel Sabino e Luísa Arruda, docentes da Faculdade de Belas Artes e madrinhas da doutorada, proferir o discurso de elogio à pintora Paula Rego.
A cerimónia de Outorga das Insígnias de Doutor “Honoris Causa” seguiu preceitos e rituais que são particulares à Universidade de Lisboa, que comemora este ano o centenário da sua refundação. A cerimónia destacou-se não só pela homenagem a Paula Rego, como pela rara frequência com que personalidades no campo das Artes são distinguidas com as insígnias de Doutor “Honoris Causa”.
Paula Rego é a pintora portuguesa contemporânea que tem recebido maior reconhecimento internacional, tendo sido laureada com diversos prémios.
A sua expressão pictórica, crua e violenta, é especialmente valorizada no Reino Unido, na qual a pintora reside. A pintora Paula Rego recebeu o Prémio Personalidade Portuguesa do Ano 2009, atribuído pela  Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

13. Fevereiro. 2011 - Factos interesantes sobre simbologia

Simbologia é a ciência que estuda a origem, a interpretação e a arte de criar símbolos. Todos os lugares possuem símbolos que se relacionam com os mitos, crenças, factos, situações ou ideias, sendo umas das formas de representação da realidade.


Hieróglifos:


Os antigos egípcios tinham um sistema de escrita que se denominava por hieróglifos, na qual as imagens e os símbolos representavam sons e palavras.




Simbologia maçónica

São símbolos, que segundo Carl Gustav Jung, fazem com que os humanos tenham uma tendência para a sensibilização perante algumas imagens ou símbolos que contêm sentimentos profundos de apelo universal;

Colunas:


Símbolo dos limites do mundo criado, da vida e da morte, do elemento masculino e do elemento feminino, do activo e do passivo.

Compasso:


Símbolo do espírito, do pensamento nas diversas formas de raciocínio, e também do relativo (círculo).

Esquadro:

 
Resulta da união da linha vertical com a linha horizontal, é o símbolo da rectidão e também da acção do Homem sobre a matéria e da acção do Homem sobre si mesmo. Simboliza, também, a moralidade.

Existem inúmeros elementos simbólicos, que não ficam só pelo concreto mas também, por exemplo, pela cor! Basta descobrir e desfrutar… Aqui deixámo-vos apenas uma pequena amostra do mundo gigante da simbologia, se tiverem mais ideias ou factos interessantes, partilhem (;

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS