Com tecnologia do Blogger.
RSS

22. Maio. 2011 - O fim da jornada...ou o início de outra.

Tudo começou perto das 11:OO horas da manhã...









Instalação artística "Arte pendurada em estendais" onde participaram os mini artistas da escola  EB1/JI D. Dinis :) 

Discurso de inauguração, professor João Ramalho!



ZURUKU!!!

E assim decorreu o grande dia "D", e todas as turmas deram por terminados (aleluia!) os seus projectos. Foi um ano intenso de trabalho e muita dedicação de, no nosso caso, cinco alunas que tiveram uma ideia, uma imagem, um sonho, e quiseram transpô-lo para uma parede. É verdade que tudo começa com um sonho, mas depois resta ter a coragem, ou a loucura, para o concretizar :D Obrigada professor João Ramalho pelo empenho, e obrigada à nossa professora Maria João Pereira! No fim, foi só mais um início de outra caminhada. Obrigada também a todas as outras pessoas que não desistiram de acreditar na nossa "loucura".

O Homem é do tamanho do seu sonho.
Fernando Pessoa


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

21. Maio. 2011 - Último stencil, últimos retoques






Hoje a Paula Rego (um pouco atrasada, sim é verdade), juntou-se finalmente ao nosso clã de personalidades na parede. E foi também só hoje que após concluirmos os nomes e respectiva área de cada personalidade que o nosso projecto/ pintura ganhou o seu significado total!

Amanhã é um novo dia. Amanhã é dia de apresentação dos projectos :) apareçam e visitem as surpresas engendradas pelo grupo ZURUKU. Até lá!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Amnistia Internacional: "A revolução dos direitos humanos vive um momento de mudança histórico"









O Relatório Anual de 2011, sobre os direitos humanos, publicado a par do 50.º aniversário da Amnistia Internacional (AI), alerta para a mudança que pode acontecer a qualquer momento devido aos "crescentes movimentos que exigem mais liberdade e justiça em todo o Médio Oriente e no Norte de África", assim como "o crescimento sem precedentes das redes sociais".

"Passados 50 anos desde que a vela da Amnistia começou a iluminar a escuridão da repressão, a revolução dos direitos humanos vive agora um momento de mudança histórico", afirmou Salil Shetty, secretário-geral da Amnistia Internacional. Salil Shetty sublinha, em comunicado, que "as pessoas cansaram-se de viver com medo e estimuladas por lideranças jovens resolveram erguer-se em defesa dos seus direitos, enfrentando balas, tanques, gás lacrimogéneo e agressões".

Para o secretário-geral da AI, a comunicação social tem tido um papel importante nesta mudança e o ano de 2010 poderá ser lembrado como um "ano divisor de águas quando activistas e jornalistas usaram as novas tecnologias para falar a verdade ao poder", conseguindo, desta forma, obter um "maior respeito pelos direitos humanos".
Os meios usados pelos jornalistas, para Salil Shetty, têm contribuído para a luta pelos direitos humanos, apesar das tentativas dos governos para "restringir fluxos de informações e censurar comunicação". No entanto, o secretário-geral da AI considera que "as forças da repressão reagem fortemente" e, por isso, a possibilidade de mudança deve ser aproveitada pela comunidade internacional, que deve "garantir que o despertar dos direitos humanos, a que se assistiu em 2011, não se torne numa ilusão".

Em 2010, a Amnistia Internacional actuou em casos de restrições ilegais à liberdade de expressão em 89 países. Casos de tortura e maus-tratos foram detectados pela Amnistia Internacional em 98 países e registaram-se abusos aos direitos humanos em 157 regiões de todo o Mundo. No último ano, a AI averiguou julgamentos injustos em 54 países, sendo que concluiu que quase 2/3 da população mundial não têm acesso à justiça, mesmo nos locais onde existem sistemas judiciais.

A libertação de Aung San Suu Kye, em Myanmar, e a atribuição do Prémio Nobel da Paz ao chinês Liu Xiaobo (apesar da tentativa de sabotagem da cerimónia por parte do Governo chinês) foram os momentos de maior destaque para a Amnistia Internacional.

A Península Ibérica aos olhos da Amnistia Internacional

O relatório anual de 2011 da Amnistia Internacional revela que, em Portugal, "não foram garantidas investigações rápidas, exaustivas e imparciais aos relatos de maus-tratos por parte das forças de segurança". Os relatos de violência doméstica diminuíram ligeiramente quando comparados com 2009, mas as mortes aumentaram.

Portugal comprometeu-se a aumentar os esforços para garantir "investigações céleres, rigorosas e imparciais às suspeitas e/ou denúncias de maus tratos ou uso excessivo da força pelos corpos policiais". Contudo, de acordo com o relatório, pelo menos em dois casos, "houve muito pouco ou nenhum progresso no processo judicial sobre tais suspeitas e denúncias, vários anos depois da sua ocorrência".

No que diz respeito a Espanha, as conclusões da AI revelam que continuam as alegações de tortura e outro tipo de maus-tratos aplicados por elementos das forças de segurança, assim como a inadequação das investigações às acusações em causa. Para além disto, Espanha não tomou quaisquer medidas para "compilar e publicar dados sobre casos de possíveis violações dos direitos humanos de pessoas sob custódia policial", como estava previsto no Plano de Acção para os Direitos Humanos, aprovado em 2008.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

19. Maio. 2011 - Elementos finais: os stencils!


Começámos o fim-de-semana passado, e até agora tem tudo estado a correr muito bem! Os stencils são um técnica relativamente fácil de fazer, qualquer pessoa consegue desde que se tenha uma boa imagem que possa ser ampliada sem perder a sua resolução. Depois é só recortar os espaços pretos (que depois serão pintados), esta fase é a mais complicada porque apesar de termos imagens grandes há sempre a infeliz hipótese de os pequenos espaços recortados se rasgarem e estragarem o stencil todo. Mas como mais vale prevenir do que remediar, optámos por colar os stencils sobre cartolinas, assim torna-se mais seguro ao recortar e depois ao pintarmos na parede. 


Algumas experiências... E atirámo-nos à parede!


O último a ser pintado foi o António Damásio, a próxima será a Paula Rego. E depois o que é que falta? Os seus nomes e respectiva área ao lado de cada stencil e ,acreditem, muitos, muitos, mas muitos retoques! Estamos prestes a entrar no fim-de-semana mais louco do ano lectivo onde ninguém vai parar, mas é tudo por uma boa causa. Mantenham-se sintonizados, o grupo ZURUKU põe-vos a par de tudo! ;D

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Em contagem decrescente...

Depois da reunião com todos os grupos de AP liderada pelo professor João Ramalho, o programa para o dia "D" foi definido, eis o cartaz de divulgação e o convite cedidos também pelo professor João (obrigada!!).

P.S.- Faltam 4 dias!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

6. Maio. 2011 - Tentáculos "atacam" o 2º andar




Objectivo semanal cumprido: chegámos ao 2º andar!! Já não era sem tempo, até porque nós estamos mesmo é a ficar com pouco tempo, o final do ano está quase aí... E não, não os prédios ainda não estão acabados, ficarão muito em breve. Enquanto que o desenho da parede debaixo foi projectado e ampliado, e depois passado a carvão, hoje tivemos que desenhar à mão livre, por não se poder projectar o desenho para a parede do 2º piso.  O que ao início nos pareceu um bocado louco, mas depois de muito trabalho de equipa e orientação pelos desenhos técnicos feitos, lá conseguimos e correu tudo bem. Esperamos que estejam a gostar, o ZURUKU e as suas pintoras vão continuar por aí :) Bom fim-de-semana!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4. Maio. 2011 - Arte em construção





Hoje finalmente podemos dizer: Ufa! Depois de muitos desiquilíbrios em escadotes improvisados com cadeiras e tijolos, lá chegámos acima e os tentáculos da parede do 1º andar estão completos :D Por isso pudemos retirar o andaime e todos os plásticos de protecção para que as escadas voltassem à circulação habitual. A silhueta dos prédios está inacabada, falta-nos "puxar" o esfumado ou degradé de preto, até à linha do chão, mas como este efeito é conseguido com uma pequena esponja o trabalho torna-se demorado e muito pormenorizado. A nossa meta para esta semana é começar a pintar a continuação dos tentáculos na parede do 2º andar. Entretanto, as obras continuam, e também nós continuaremos a pintar por cima destas paredes brancas e indiferentes. Até breve!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

28 e 29. Abril. 2011 - Fomos crianças por (mais) um dia!

Com o desejo de divulgar o nosso projecto e expandi-lo a outros horizontes, demos um saltinho à escola EB1/JI D. Dinis vizinha da ESO, para interagir, aprender, ensinar, debater e pintar com os mais pequenotes o tema dos Direitos das Crianças. Para tal, organizámos ateliês de pintura na própria escola onde desafiámos as crianças a pintarem uma t-shirt que ilustrasse o direito que mais gostassem; direito ao amor, direito a uma família, direito a ter amigos, direito a ter uma casa, direito a ir à escola, direito a brincar, entre muitos outros. Todas as t-shirts das quatro turmas do 2º ano irão integrar a instalação artística no próximo dia 22 de Maio (P.S. - o nosso dia "D", para o qual estão, ou vão  estar, cordialmente convidados!), no Pavilhão A3A. Não querendo revelar-vos tudo, apenas podemos adiantar que esta instalação artística irá ser um complemento do nosso dia "D", e com ela pretendemos romper o tradicional conceito de exposição, dando, literalmente, uma nova perspectiva ao público que a observa. Querem uma pista? Inclui molas, e mais não dizemos... No final destes dois gratificantes dias, apenas podemos retirar a maior lição que alguma vez aprendemos com estes mini reguilas: até os adultos têm direito a ser crianças! :D Bom inicio de 3º período a todos!




























Apanhados em flagrante:


Obrigada meninas e meninos, vocês foram verdadeiros artistas :)

Um grande P.S. - Obrigada aos restantes grupos da nossa turma, A.C.T.S. e Goianga, por terem colaborado connosco nos ateliês! E também um especial obrigada às fotógrafas de serviço: Ana Ferreira e Vanessa.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS